|Links|A web|Link daqui|Este Blog

Águas de Lindóia - SP

"Águas de Lindoia"

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Município da Estância Hidromineral de Águas de Lindóia

Cristo Redentor
"A capital termal do Brasil"
Brasão da Estância Hidromineral de Águas de Lindóia
Bandeira da Estância Hidromineral de Águas de Lindóia
Brasão Bandeira
Hino
Aniversário 16 de novembro
Fundação 2 de julho
Gentílico lindoiense
Lema


Localização
Localização de Estância Hidromineral de Águas de Lindóia
22° 28' 33" S 46° 37' 58" O22° 28' 33" S 46° 37' 58" O
Unidade federativa São Paulo
Mesorregião Campinas IBGE/2008 [1]
Microrregião Amparo IBGE/2008 [1]
Região metropolitana


Municípios limítrofes Lindóia, Itapira, Socorro e Monte Sião-MG
Distância até a capital 170 quilômetros

Características geográficas
Área 60,000 km²
População 16.335 hab. est. IBGE/2008 [2]
Metro {{{população_metro}}} hab. est. IBGE/2008 [2]
Densidade 320,7 hab./km²
Altitude 945 metros
Clima tropical de altitude Cwa
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,807 elevado PNUD/2000 [3]
PIB R$ 120.173 mil IBGE/2005 [4]
PIB per capita R$ 6.404,00 IBGE/2005 [4]

Águas de Lindóia é um município do estado de São Paulo. Abrange uma área de 52 km².


Estância hidromineral

Águas de Lindóia é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de estância hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

História

Os tropeiros que viajavam para o planalto goiano, passando por Minas Gerais, foram os maiores divulgadores dos poderes das águas da região. Estes tropeiros se demoravam no local porque já sabiam dos propriedades das águas curativas.

Assim começou, através desta gente simples, a divulgação do poder das águas. Em 1915, o médico italiano Francisco Antonio Tozzi, da comarca de Serra Negra, mudou-se para Águas de Lindóia e iniciou os estudos sobre as curas de doenças de pele e reumatismo. Turistas e cientistas chegaram de toda a parte. Hoje, a infraestrutura da estância é ampla e variada.

Além de seus recursos termais, no município também encontram-se malharias e empresas de engarrafamento de água mineral. Destaca-se também o artesanato.

Geografia

A altitude média do município é de 945 metros, atingindo seu ponto mais alto no Morro Pelado, aos 1.400 metros de altura. Por estas características goza de um clima agradável, classificado como transição entre subtropical e tropical de altitude. No censo de 2000 sua população somava 16.190 habitantes, predominantemente na área urbana (apenas 727 pessoas na zona rural).

Hidrografia

Rodovias

Curiosidades

Águas de Lindóia e a Missão Apolo 11

O Balneário Municipal exibe uma nota fiscal muito interessante (NF nº 20.218), emitida em 2 de abril de 1969, três meses e meio antes do homem chegar a lua pela primeira vez a bordo da Apollo 11. Segundo este documento, foram embarcadas para Cabo Kennedy, a pedido da NASA, 100 dúzias de garrafas com 500 ml contendo água mineral de Águas de Lindóia. Algumas pessoas que trabalharam na empresa engarrafadora naquela época confirmam a história e acrescentam que a água enviada foi retirada da Fonte Santa Filomena, que ainda jorra no Balneário. O página da NASA comprova que a cápsula Eagle, onde os astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins fizeram a viagem, possuía dois reservatórios para água, mas não especifica com qual água eles foram abastecidos. Os motivos que teriam levado a NASA a escolher a água mineral de Águas de Lindóia são a baixa acidez e rápida absorção pelo organismo.

A passagem secreta para Machu Pichu e a pedra em hebraico


"Uma lenda antiga diz que o monte Sião, que faz a divisa entre Águas de Lindóia e a localidade mineira de Monte Sião, possui um túnel secreto que a interliga diretamente com Machu Picchu no Peru. Vários grupos de espeleólogos, os especialistas em estudo e exploração de cavernas, já tentaram explorar o lugar e descobrir essa passagem. Alguns aventureiros afirmam já ter visto a caverna ao fim de um abismo e coberta por muita vegetação.

Monte Sião é também o nome de um famoso monte em Israel, daí conta-se que foi encontrada uma pedra com velhas inscrições em hebraico no monte Sião brasileiro.[carece de fontes?]"

Encontro paulista de automóveis antigos

Em Águas de Lindóia acontece anualmente um dos maiores encontros de carros antigos do Brasil. Sempre no mês de abril."



"Administração

"Referências

  1. 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. Estimativas da população para 1º de julho de 2008 (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de agosto de 2008). Página visitada em 5 de setembro de 2008.
  3. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008."

"Ligações externas


Índice




Águas de Lindóia - SP


Águas de Lindóia - SP


maps.google.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

comente aqui...!...

reportagem

reportagem
notícia

PESQUISE AQUI...!...

http://aguaardentes.blogspot.com/